Serviços

Ergonomia

Hoje, qualquer empresa que preza pela marca, respeita o mercado consumidor e, principalmente, a qualidade de vida de seus colaboradores, investe pesado em gestão de ergonomia. Além de melhorar o ambiente de trabalho, esse tipo de atividade reduz o absenteísmo, minimiza o risco de lesões ocupacionais, alivia o estresse, melhora a motivação, aumenta a produtividade, minimiza os acidentes e evita processos trabalhistas. Hoje em dia, ficamos mais no local de trabalho do que em nossas casas, portanto, um ambiente saudável e ergonomicamente equilibrado, é fundamental para o sucesso de uma empresa e bem estar de seus colaboradores

Tabela 23 do E–Social: Fatores de risco no ambiente de trabalho

Não importa o ramo da atividade desempenhada pelo trabalhador, o fato é que ele pode estar sendo exposto a uma série de fatores de risco que ameaçam a sua integridade de física e, por conseguinte, sua saúde. É por isso que existe a Tabela 23, que é um instrumento para se medir fatores de risco do ambiente do trabalho.  Vale lembrar que somente os profissionais da área de segurança e medicina do trabalho podem dar o parecer ou laudo ergonômico. 

Análise Ergonômica do Trabalho

A AET (Análise Ergonômica do Trabalho) é uma avaliação documental onde são levantados os riscos ergonômicos presentes no ambiente de trabalho, como máquinas, equipamentos, postos de trabalho e da atividade desempenhada pelo trabalhador. Uma AET tem, por objetivo principal, analisar as condições de trabalho dos setores administrativos e produtivos da empresa e, posteriormente, oferecer soluções para as eventuais não conformidades.

Treinamentos

Uma das especialidades da Previna é o treinamento In Company, onde são desenvolvidas atividades voltadas à ginástica laboral e à melhoria ergonômica da empresa. Nesse caso, a meta é estimular os colaboradores a adotarem práticas posturais mais saudáveis. Aliados a isso, também aplicamos a ginastica laboral como uma forma mais direta e acessível de conscientização das pessoas em relação à importância de uma boa postura corporal no ambiente de trabalho.

Mas atenção: a prática da ginástica laboral In Company deve ficar sob responsabilidade de um fisioterapeuta orientando os colaboradores, principalmente se houver ocorrência de dores musculares, articulares ou quaisquer outros tipos de fadigas relacionados à postura no ambiente de trabalho.

Palestras: Sipat

Em empresas que estão promovendo a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), a Previna pode acrescentar muitos conteúdos ao evento, especialmente no que diz respeito à prevenção de acidentes, posturas mais adequadas e seguras no ambiente de trabalho, redução de riscos de acidentes, dentre outros temas importantes à qualidade de vida dos colaboradores. Nós, da Previna, temos em conta que a Sipat não é apenas uma semana de atividades sobre prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais, mas um evento que foca, especialmente, na orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida dos funcionários. 

Ginástica Laboral

Muito se ouve falar, mas não são muitas as empresas dispostas a implantar um programa de ginástica laboral para seus colaboradores. Mas afinal, o que é a ginástica laboral? Trata-se de uma série de exercícios físicos, executados no próprio ambiente de trabalho, em horário de expediente. A meta é melhorar a saúde e evitar lesões dos colaboradores, principalmente às relacionadas ao esforço repetitivo e doenças ocupacionais. Esse tipo de atividade física se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores, mas sem causar sobrecarga ao colaborador.

Exame Cinesiológico Funcional (Admissionais E Periódicos)

Poucos empresários brasileiros se dão conta da importância de uma avaliação cinesiológica funcional do candidato antes de contratá-lo. Esse exame é um grande diferencial na hora da contratação e mesmo na gestão de trabalhadores, já que previne riscos de doenças ocupacionais, assim como serve de parâmetro para avaliar as condições de quem está retornando ao trabalho após um período de afastamento. A avaliação cinesiológica funcional assegura às empresas uma proteção jurídica extra, já que somente um trabalhador saudável será selecionado a uma determinada vaga ou reintegrado a seu posto após afastamento. Com isso, aumenta-se a produtividade e cria-se um escudo protetor contra ações judiciais geradas por doenças do trabalho.

Reinserção e Readaptação de Funcionários Afastados

Entre os serviços oferecidos pela Previna aos seus clientes, a reinserção e readaptação de funcionários afastados é um das mais importantes. Uma vez que auxilia o colaborador à retomar suas funções ou readaptá-lo em uma nova atividade. Todo esse processo é feito de forma gradativa. A empresa que age dessa forma, além de valorizar a responsabilidade social, reduz o risco de ação judicial trabalhista, indenizatórias e previdenciárias.

Laudo Cinesiológico Funcional: Contestação de Nexo Causal

Para se contestar o Nexo Causal, em processos trabalhistas, elaboramos laudos cinesiológico funcional, mensurando o grau de incapacidade para a realização da atividade que o trabalhador desempenhava.

Perícia Judicial do Trabalho

A perícia judicial do trabalho tem, como público-alvo, trabalhadores que sofreram alguma doença, acidentes ou desenvolveram enfermidades ligadas às atividades laborais. Por outro lado, a perícia também pode ser requisitada por uma empresa para produzir provas de sua inocência em relação aos casos citados acima. Porém, a grande maioria dos pedidos de perícia, é resultado de processos judiciais impetrados por trabalhadores contra empresas. Isso acaba gerando a necessidade de provas de que o ambiente de trabalho, realmente, ocasionou a lesão, como LER ou Dort. Inserir a análise ergonômica do trabalho aos autos periciais é uma forma de comprovar a salubridade no ambiente de trabalho.

Consultoria das Normas Regulamentadoras (NR-17, NR-36 e NR-31.10)

As NRs regulamentam e fornecem orientações sobre os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador, por isso é importante que os gestores das empresas estejam bem informados.

 

Para uma empresa, manter-se atualizada e em conformidade às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, contrate uma consultoria especializada, oferecida pela Previna Ocupacional.

Evite prejuízos

Hoje, os afastamentos causados por doenças ocupacionais são tratados como epidemia. Dados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), confirmam que, somente em 2018, ao menos 22 mil trabalhadores precisaram ficar mais de 15 dias afastados por causa de algum tipo de doença relacionada com as lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares. Além das faltas, isso causa outros problemas sérios, como:

  • Reclamações trabalhistas
  • Pagamento de indenizações
  • “Quebra” na produção
  • Insegurança jurídica
  • Danos à imagem da empresa
  • Desconfiança do mercado consumidor
  • Prejuízo à sua marca
  • Outros

Benefícios

De acordo com dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), anualmente, ocorrem mais de 60 mil afastamentos causados por doenças ocupacionais, principalmente as osteomusculares, também conhecidas por Dort (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Invista na saúde ocupacional, ela trará muitos benefícios para seus colaboradores e sua empresa.

Entre eles, são:

  • Diminuição das despesas previdenciárias
  • Melhoria da autoestima do trabalhador
  • Aumento do bem-estar coletivo
  • Estimulação de uma cultura organizacional
  • Redução do absenteísmo (faltas)
  • Aumento na produtividade
  • Melhores condições no ambiente de trabalho

Humanize o ambiente de trabalho de sua empresa,
deixando-o mais saudável!

Humanize o ambiente de trabalho de sua empresa, deixando-o mais saudável!