Dores de cabeça causadas pelo uso excessivo do computador

O tempo excessivo que passamos em frente ao computador é um dos fatores que mais causam a síndrome

 

SVRC ou Síndrome Visual Relacionada a Computadores trata-se de uma doença do Século 21 que atinge principalmente jovens e jovens-adultos. Segundo a ONG Visual Council, que publicou recentemente um estudo sobre o caso, 68% dos jovens da geração atual sofrem com esta Doença que causa desconforto ao passar mais de 2 horas em frente ao monitor.

O estudo aponta ainda que a TV é o dispositivo mais utilizado (76,6%) seguido de perto pelo smartphone (69,4%) e Notebook (57,8%). Os sintomas principais da SVRC são fadiga física e visual, ardência e vermelhidão, ressecamento dos olhos, visão dupla e dores de cabeça.

Existem muitos fatores que causam a SVRC, mas dentre eles, dois se destacam:

O primeiro deles é que durante o tempo em que ficamos em frente ao computador é instintivo piscar menos e isso causa irritação e ardência aos olhos.

O segundo, a luz emitida pelo monitor aumenta a tensão visual e causa esgotamento nos pequenos músculos responsáveis pela movimentação, focalização e fixação da visão. Com o desgaste dos músculos, unido à secura e irritação dos olhos faz a habilidade de focar a visão diminuir, aumentando nosso esforço para enxergar. Isso então gera a dor de cabeça.

Apesar de compreender os danos, infelizmente o uso do computador é essencial nos dias de hoje, então, como Ergonomista, preparei algumas dicas para evitar ou diminuir os sintomas da doença e manter a saúde dos seus olhos.

 

► Faça pausas na visualização dos monitores a cada 20 minutos por vinte segundos, ou de 5 a 10 minutos a cada hora. Durante este tempo de pausa procure olhar para um objeto a pelo menos 6 metros de distância;

► Mantenha a tela do computador sempre limpa, isso facilitará a sua visualização e diminuirá o esforço;

► Regule a imagem da tela com mais brilho e menos luminosidade, pois assim evitará a tensão ocular causada pela luz;

► Mesmo que esse seja um reflexo involuntário, tente piscar espontaneamente;

► Mantenha o monitor a uma distância de 45 a 70 cm;

► A tela do computador deve estar sempre à altura dos olhos, para evitar esforços desnecessários. Para isso, utilize um Suporte Ergonômico com regulagem de altura, que te auxiliará no ajuste.

 

Previna-se!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin